HISTÓRICO
CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS – CEL
UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS
Ensino, estágio e formação profissional
O INÍCIO DO PROJETO E O ENTUSIASMO DE DOCENTES
O Centro de Estudos de Línguas é uma iniciativa do antigo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras – DLLE no período de 1989 e 1990, no antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras-ICHL. O entusiasmo das professoras Maria Ângela Penafort, Lilian Filgueiras e Noemi Saraiva impulsionou a parceria da Universidade do Amazonas(UA) com Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e, em 30 de março de 1990, o então Reitor, Prof. Marcus Barros assinou um convênio com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Criação do Centro de Estudos de Línguas, com o objetivo de desenvolver técnicas e metodologias em estudos de línguas e oferecer curso de Inglês Básico para estudantes de nível médio, superior, industriários, com o apoio do Serviço Social da Indústria. As aulas de Inglês já vinham ocorrendo informalmente, mas a partir da avença UA/IEL foi dado o início às aulas de Inglês para dependentes de servidores da UA.
O PROJETO DE EXTENSÃO
Ao longo de mais de trinta anos o projeto extensionista, autossustentável configura-se como um espaço de ensino e aprendizagem de idiomas, com abrangência direta aos alunos de graduação da Faculdade de Letras e à comunidade externa. Aos acadêmicos de Letras (professores em formação) em Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Língua Japonesa e Língua Portuguesa, o CEL oportuniza uma alternativa de campo de estágio. Enquanto acadêmicos, os discentes de Letras têm a oportunidade de vivenciar teoria e prática pedagógicas, desde a participação na escolha do material didático, a metodologia, até a ministração de aulas de Espanhol, de Francês, de Inglês, de Japonês, LIBRAS, Produção de Textos em Língua Portuguesa, Português para vestibulares e ENEM e Português para Estrangeiros (PLE). À comunidade, o projeto oportuniza cursos que permitem aos estudantes a aprendizagem de idiomas ministrados por professores em formação.
O Centro de Estudos de Línguas da Faculdade de Letras da UFAM oferece à comunidade interna e externa à Universidade o ensino e aprendizagem de idiomas, contribuindo para a capacitação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Proporciona aos acadêmicos de Letras uma alternativa de campo de estágio em que possam desenvolver as habilidades didático-pedagógicas imprescindíveis ao seu aprimoramento profissional
PÚBLICO-ALVO
Adolescentes a partir de treze anos, jovens, estudantes da educação básica, estudantes universitários, profissionais liberais, professores, estrangeiros residentes em Manaus e demais pessoas interessadas na aprendizagem de idiomas.
OBJETIVOS
1) Proporcionar aos acadêmicos de Letras uma alternativa de campo de estágio em que possam desenvolver as habilidades didático-pedagógicas imprescindíveis ao seu aprimoramento profissional.
2) Oportunizar a aprendizagem de idiomas à comunidade, como um diferencial de capacitação para o mercado de trabalho, na iniciativa privada, no serviço público, ou para facilitar o ingresso nos programas de pós-graduação
QUEM SÃO OS ENVOLVIDOS NO PROJETO CEL
Coordenação Geral / Vice-Coordenação Geral e Professores Articuladores
Profissionais da Faculdade de Letras, que exercem a função de Coordenador Geral, Vice-coordenador e Professores Articuladores de cada idioma e áreas afins. Os articuladores selecionam, orientam, acompanham vivenciam as necessidades de cada estagiário dos cursos de Licenciatura em Letras da FLet que iniciam sua trajetória na docência, em pré-serviço. Via edital, publicado pela Coordenação do Projeto CEL a cada início de semestre, os articuladores selecionam estagiários, com avaliação teórica e didática, os acompanham com reuniões pedagógicas, rodas de conversa, orientação em grupo e individual. Participam da preparação e adaptação de material didático previamente selecionado, observam as aulas e promovem encontro pedagógicos regularmente.
LICENCIATURA EM LETRAS – FLET/UFAM: Acadêmicos que ministram aulas no CEL
- Letras - Língua e Literatura Espanhola
- Letras - Língua e Literatura Francesa
- Letras - Língua e Literatura Inglesa
- Letras - Língua e Literatura Japonesa
- Letras - Língua Brasileira de Sinais
- Letras - Língua e Literatura Português
TRAJETÓRIA DO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL
As precursoras do Projeto CEL foram as professoras as professoras Lilian Virgínia de Paula, Maria Ângela Penafort Soares e Noemi Saraiva, responsáveis pela área de Inglês, e a professora Jacira Silva, responsável pela área de Francês, seguidas pelos professores João Luiz de Souza, quem passou a ser responsável pela área de Francês, e Elsa Otília Heufemman Barría, da área de Espanhol.
COORDENADORES E RESPECTIVO TEMPO DE COORDENAÇÃO GERAL NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL
DOCENTE |
PERÍODO |
Lílian Virgínia de Paula e Noemi Maria Moraes Saraiva |
1990/1 a 1992/2 |
Maria Ângela Penafort Soares |
1993 a 1997/1 |
Leila Vieira de Souza |
1997/1 a 2000/1 |
Paulo Renan Gomes da Silva |
2000/2 a 2002/1 |
João Luiz de Souza |
2002/2 a 2006/2 |
Maria Regina Marques Marinho |
2006/2 a 2008/1 |
Sérgio Augusto Freire de Souza |
2008/2 a 2010/1 |
Elisabeth Britto da Costa |
2010/2 a 2011/1 |
Edith Santos Corrêa |
2011/1 a 2014/1 |
João Luiz de Souza |
2014/2 a 2016/1 |
Vanessa de Sales Marruche e Luana F. Rodrigues |
2016/2 a 2017/1 |
Maria Perpétua da Silva Pessoa |
2017/2 a 2018/1 |
Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues |
2018/2 |
Edith S. Corrêa e Tatiana Belmonte dos S. Rodrigues |
a partir de 2019/1 |
Com o passar dos anos, o projeto foi se intensificando, oferecendo novas ações, abarcando diferentes idiomas e atendendo a mais comunitários. Além dos já mencionados cursos de Inglês, de Francês e de Espanhol, o CEL já ofereceu em seus mais 30 anos de existência cursos de Alemão, de Árabe, de Italiano, de Latim, e de Línguas Indígenas variadas, atendendo a demandas de alunos e de servidores da UFAM e de comunitários da sociedade amazonense de maneira geral, como os universitários indígenas de 11 etnias: Baniwa, Baré, Dessana, Marubo, Miranha, Mundukuru, Piratapuia, Sateré, Tariano, Tikuna e Tukano, que, de 2009 a 2011, reunidos em um grupo de 44 alunos, fizeram um curso de Inglês voltado para falantes de línguas alóctones amazonenses, elaborado e oferecido pelo CEL em parceria com a Fundação Fullbright. Ação coordenada pela professora Elisabeth Britto da Costa, com aulas ministradas por uma jovem professora norte-americana chamada Jasmine McBeath, mantida pela Fundação Fullbright.
Em maio de 2019 foi instituído o curso de Mandarim no Centro de Estudos de Línguas por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Amazonas e o Instituto Confúcio/Unesp, ação coordenadapelo professor Wagner Teixeira. Oportunidade para a comunidade universitária se preparar para as futuras ações de mobilidade internacional com instituições chinesas de ensino superior.
INTERNACIONALIZAÇÃO - EXPANSÃO E INCLUSÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS CEL
A Política Linguística no âmbito da UFAM operacionalizada pelaFaculdade de Letras - FLet" é objeto da Resolução nº 028/2018,de 14/12/2018, que cria o Comitê de Política Linguística- CPL/UFAM. Uma iniciativa que, além de objetivar o reconhecimento e o apoio institucional ao Núcleo de LínguasIdiomas sem Fronteiras e ao Centro de Estudos de Línguas, prevê a participação destas unidades e o apoio às parcerias internacionais no âmbito dos Programas de Estudante de Convênio de Graduação PEC-G e PEC-PPG. Ações de fundamental importância para o desenvolvimento da composição do compromisso formador de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e, para formar multiplicadores dessa prática de sala de aula de línguas, que deve ser cada vez mais valorizada, frente às tendências metodológicas, científicas e culturais, da era da informação.
CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS (PLE)
A partir de 2010, o curso de Português para Estrangeiros, sob a coordenação da professora Maria Regina Marques Marinho, passou a fazer parte das ações do CEL, com uma turma sob a regência da professora Edith Santos Corrêa, que no período de 2011 a 2014 coordenou a ação de Português para Estrangeiros no CEL.
O curso de Português para Estrangeiros tem por finalidade atender às necessidades de pessoas de outras nacionalidades quanto ao alcance da revalidação de diplomas de cursos de Graduação e/ou de Pós-Graduação; ao estudo no Brasil por meio de programas de mobilidade internacional, como o Programa Estudante de Convênio de Graduação – PEC-G e o Programa Estudante de Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG, fomentados pelos Ministérios de Relações Exteriores e de Educação;à submissão ao de exames de proficiência em Língua Portuguesa, como o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras; ao ingresso no mercado de trabalho como profissional.
MODALIDADE DE CURSOS
Extensivo e Intensivo PRESENCIAIS até 2019
CURSO |
CH |
DURAÇÃO |
Espanhol extensivo |
360 h |
6 semestres |
Espanhol intensivo |
360 h |
3 semestres |
Francês extensivo |
360 h |
6 semestres |
Inglês extensivo |
480 h |
8 semestres |
Inglês intensivo |
480 h |
4 semestres |
Japonês extensivo |
360 h |
6 semestres |
Libras extensivo |
360 h |
6 semestres |
Mandarim extensivo |
240 h |
4 semestres |
Português para Estrangeiros extensivo(PLE) |
240 h |
4 semestres |
Proficiência (Leitura e Compreensão de |
60 h |
1 semestres |
Proficiência (Leitura e Compreensão |
60 h |
1 semestre |
Proficiência (Leitura e Compreensão |
60 h |
1 semestre |
Português para Concursos |
60 h |
1 semestres |
Redação |
120 h |
2 semestres |
Cursos CEL ON-LINE a partir de 2020
Em 2020 a crise sanitária mundial impediuas ações presenciais nas escolas de um modo geral, e assim as ações do Projeto CEL foram cancelas. O retorno gradativo só veio emsetembro de 2020, quando, de forma REMOTA, com a colaboração dos professores Adriana Araújo (Inglês), Felipe Miguel Castro Heufemmann (Espanhol), Betyna Freitas e João Luiz de Souza (Francês), que prepararam os estagiários para o desempenho de aulas síncronas e atividades assíncronas, os CURSOS ON-LINE DO CEL tiveram início com os de Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Inglês, Espanhol e Francês foram realizados.
A partir do segundo semestre de 2021 o número de turmas foi ampliado e o Projeto continuou com as turmas de PROFICIÊNCIA, e além da oferta de cursos REGULARES e ESPECIAIS de curta, com aulas síncronas e atividades assíncronas, ampliando ainfraestrutura tecnológica para que cada estagiário-professor pudesse ministrar aulas de forma virtual. O Projeto manterá os cursos remotos enquanto durar a Pandemia. O CEL promove ação social comprometida com a formação de professores de línguas e atua como espaço de ensino e aprendizagem de idiomas à comunidade
CURSOS ON-LINE de Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos (Espanhol/Francês/Inglês)
IDIOMA/CURSO |
TURNO |
MODALIDADE |
DURAÇÃO |
Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Espanhol |
Noturno |
Online |
60 horas |
Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Francês |
Noturno |
Online |
60 horas |
Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Inglês |
Noturno |
Online |
60 horas |
Os cursos de Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos Língua Estrangeira (Espanhol/Francês/Inglês)desde 2015 atendem à demanda de acadêmicos de Mestrado e Doutorado que precisam comprovar habilidade em leitura e compreensão de textos em língua estrangeira, exigência das universidades brasileira. Para o alcance dessa habilidade, o CEL não realiza exame de proficiência, o CEL promove cursode proficiência com abordagem instrumental voltada para leitura de textos, com ênfase no ensino e aprendizagem de técnicas de compreensão de vocabulário e conhecimento textual,com o objetivo de capacitar o aluno a ler um texto e (re)construir significado, a partir de um contexto, sem praticar a estrutura do idioma. As aulas são ministradas em Português, com explanação do aspecto linguístico textual, reconhecimento de estratégias deleitura e grau de compreensão geral e detalhada (gêneros textuais, ideia principal, ideia secundária marcadores do discurso, palavras-chave) com a resolução de exercícios de verificação, exercícios avaliativos e avaliação final.
1) Os exercício avaliativos valem de 0 (zero) a 10,0 (dez)e o aluno deve obter no mínimo 7,0 (sete) em cada exercício avaliativo, o que é condição para se submeter à avaliação final.
2) A avaliação final(envolvendo o conteúdo completo do curso), vale de 0 (zero) a 10,0 (dez)e é aplicada após a aula de revisão, no final do curso, somente para os alunos que obtêm o mínimo de 7,0 (sete)em cada exercício avaliativo realizado no decorrer das 60 horas de aulas.
3) O aluno que obtiver o mínimo de 7,0 (sete) nos exercícios avaliativos e na avaliação final, receberá documento comprobatório de que é capaz de ler e compreender textos na língua estrangeira da qual participou do curso do proficiência.
4) O documento comprobatório expedido pela coordenação do CEL tem validade de dois anos e deve ser apresentado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Brasileira à qual o (a) acadêmico está vinculado(a).
CURSOS REGULARES (CEL ON-LINE) no período de de 2021 a 2022
IDIOMA/CURSO |
TURNO |
DURAÇÃO |
Espanhol |
Noturno |
3 Semestres |
Espanhol |
Sábado |
3 Semestres |
Francês |
Noturno |
3 Semestres |
Francês |
Sábado |
3 Semestres |
Inglês |
Noturno |
3 Semestres |
Inglês |
Sábado |
3 Semestres |
Inglês |
Noturno |
3 semestres |
Japonês |
Sábado |
3 Semestres |
Libras |
Noturno |
3 Semestres |
Português, Língua Estrangeira (PLE) |
Sábado |
3 Semestres |
Português para Concurso |
Sábado |
2 Semestres |
Produção de Textos em Língua Portuguesa |
Sábado |
1 Semestre |
EQUIPE GESTORA DO PROJETO CEL
COORDENADOR(A) GERAL VICE-COORDENADOR(A) GERAL |
Edith Santos Corrêa Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues |
AÇÕES/IDIOMAS |
PROFESSORES(AS) ARTICULADORES |
Espanhol |
Raimunda Júlia de Freitas Brandão |
Francês |
Mirley Tereza Correia da Costa Witschoreck |
Inglês |
Adriana da Silva Araújo / Maria Perpetua Silva Pessoa / Sérgio Armstrong Russo da Silva |
Japonês |
Linda Midori Nishikido |
Libras e Português para Surdos |
Vanessa Nascimento dos Santos de Oliveira |
Português para vestibulares e ENEM Produção de Textos em Língua Portuguesa |
Eduardo Cardoso Martins |
Português para Estrangeiros (PLE) |
Maria Regina marques Marinho |
PROFESSORES COM ATUAÇÃO NO CEL NO PROJETO CEL - 2012 a 2020
Bruce Partick Osborne, Cácio José Ferreira, Cristina Rosago, Edgar Corrêa Veras, Ernesto Atsushi Sambuichi,Fernando Scheibe, Francisca Jane Jatobá, Herbert Luiz Ferreira Braga, Joana Angélica Ferreira Monteiro Stoller, Linda Midori Nishikido, Leonard Christy Souza Costa, Marta de Faria e Cunha Monteiro,Mateus Coimbra de Oliveira, Olendina Bonet de Queiroz, Raynice Geraldine Pereira da Silva, Ruchia Uchigasaki, Sérgio Armstrong Russo da Silva, Solano da Silva Guerreiro (Benjamin Constant), Tatyana Sampaio Monteiro.
O CEL E A POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFAM
A Política Linguística no âmbito da UFAM operacionalizada pela Faculdade de Letras - FLet" é objeto da Resolução nº 028/2018,de 14/12/2018, que cria o Comitê de Política Linguística- CPL/UFAM,que tem o CEL como integrante e prevê a participação do projeto às parcerias internacionais dos Programas de Estudante de Convênio de Graduação PEC-G e PEC-PPG. Ações de fundamental importância para o desenvolvimento da composição do compromisso formador de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e, para formar multiplicadores dessa prática de sala de aula de línguas, que deve ser cada vez mais valorizada, frente às tendências metodológicas, científicas e culturais, da era da informação. O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), criado em 2012 pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal é uma das parcerias do Projeto CEL, ação coordenada pela professora Mirley Tereza Correia da Costa Witschoreck.
Coordenação Geral
Centro de Estudos de Línguas
Faculdade de Letras
Universidade Federal do Amazonas
Redes Sociais